
Fizeram uma homenagem ao uruguaio Gighia, autor do gol do título conta a seleção brasileira em 1950. Ele teve os pés gravados na calçada do hall da fama do Maracanã.
A maior derrota que a seleção brasileira sofreu foi na final da copa de 1950 no Maracanã.
As testemunhas daquele dia, disseram que ao final da partida era um silêncio insurdecedor. Apenas se ouvia o pranto comovido da multidão.
Os jogadores choravam copiosamente, um dia para esquecer.
A seleção brasileira de 1950 era um timaço! Tinha o grande artilheiro Ademir Menezes, o mestre genial Zizinho, o habilidoso Jair da Rosa Pinto, Danilo o príncipe, Baltazar o cabecinha de ouro, o craque Bauer, o excelente lateral Noronha, Rui, Chico, Friaça e o injustiçado goleiro Barbosa.
Uma seleção que deu show naquela copa nos jogos Brasil 4 x 0 México, Brasil 7 x 1 Suécia,
Brasil 6 x1 Espanha.
O Brasil perdeu a final devido a vários fatores, na minha opinião os maiores culpados foram os dirigentes e políticos brasileiros. Fizeram festa, discurso na concentração, ops... não existiu concentração e sim blá,blá de politícos e o clima de já ganhou. Alguma semelhança com a copa de 2006 não é mera coincidência. E como sempre os culpados pela mídia e pelo povo são somente os jogadores. Nada acontece os dirigentes. E olha que estamos falando de algo que aconteceu a quase sessenta anos atrás. É verdade que existiu exagero por parte de alguns jogadores, um chegou bêbado, outros entraram no clima de festa, mas a maioria não!
A diferença entre 1950 e 2006 é a atitude dos jogadores, todos choraram e passado vários anos ainda sentiam aquela derrota. Em 2006 ao final do jogo a maioria sorria, outros foram abraçar o gênio e carrasco Zidane.Em 1950 Zizinho chorou nos braços do goleiro uruguaio, eis a diferença.
Nenhum jogador daquela seleção ficou milionário, tinha carro importado, corrente no pescoço e gostava de andar com traficantes. Nenhum deles chegou a copa com mais de 100 kilos, literalmente com o rei na barriga.
Portanto o Brasil é um país que não valoriza seus ídolos.
O Zico é crucificado até hoje pelo penalti perdido em 86. O Dunga vive falando "vocês preferem aquela seleção que perdeu em 82 do que a que venceu em 94. Sim caro Dunga!
Sinto falta do futebol arte de 50 e 82 que perdeu, que perdeu só que deixou saudades, devido ao brilho e genialidade de seus jogadores. O futebol moleque,arte o verdadeiro futebol mágico brasileiro.
Parece que no Brasil só existe o Senna, se ele não tivesse morrido e fatalmente perderia do Schumacher no anos seguintes, ele nem seria lembrado, como o Piquet e o Fittipaldi.
A pergunta é essa, quantos jogadores da seleção de 1950 tem os pés gravados na calçada da fama do Maracanã? Que eu sabia nenhum!
Um absurdo!
E para finalizar, perto da minha casa tem um mercadinho o dono é um coreano, falando de futebol outro dia ele me peruntou:
-Por quê no Brasil o Pelé não tem o reconhecimento que merece? Na Coréia ele é super respeitado.
Fiquei sem palavras, e fica a minha pergunta será que o Gighia merece uma homenagme mais do que os craques da seleção de 1950?
Como disse meu amigo coreano o Brasil é um país estranho.
Seleção de 1950
1 Barbosa • 2 Castilho • 3 Augusto • 4 Ely • 5 Juvenal • 6 Nena • 7 Nilton Santos • 8 Bauer • 9 Bigode • 10 Danilo • 11 Noronha • 12 Rui • 13 Adãozinho • 14 Ademir • 15 Alfredo II • 16 Baltasar • 17 Chico • 18 Friaça • 19 Jair • 20 Maneca • 21 Rodrigues • 22 Zizinho • Treinador: Flávio Costa
