sábado, 28 de dezembro de 2019

Os 11 melhores Camisas 10 do futebol brasileiro


Começo explicando que alguns ficaram de fora pela posição e não pelo número da camisa. O Roberto Dinamite colocarei como atacante. O Leonardo foi um grande camisa 10, só que está como um dos melhores laterais. A dúvida foi o Alex(Alexsandro de Souza) que ficou de fora, poderia tranquilamente ocupar a vaga do Dirceu Lopes ou Ademir da Guia. Como os outros dois eram os craques da camisa 10 de times imortais como o Cruzeiro dos anos 60 e o Palmeiras da primeira e segunda academia nos anos 60 e 70. Acabei priorizando eles, Dirceu Lopes tem poucas imagens,o Ademir seria mais um camisa 8, só que era 10. O Alex fez mais gols que os outros dois. No quesito elegância Ademir ganha. Alex era um cara que armava, fazia muitas assistências e gols. Na seleção os três tiveram uma passagem pequena e não marcaram época e eram banco.
Essa é a diferença dos outros 9 escolhidos.
Os 7 primeiros foram os melhores sem dúvida, técnicos, habilidosos, goleadores,  também exímios em colocar os colegas na cara do gol.
Todos mágicos e lendas do futebol.
Kaká e Raí já são mais força física, arrancadas, alguma técnica e muito eficientes, decisivos.
Ambos titulares em copas do mundo com a camisa 10 e campeões do mundo. Apesar de Kaká ter sido reserva em 2002 e Raí ter ido para o banco durante a copa.




PELÉ


 1314 jogos na carreira - 1232 gols
92 jogos pela seleção brasileira e 95 gols.












ZICO










ZIZINHO












ROBERTO RIVELLINO









RONALDINHO GAÚCHO





RIVALDO






NEYMAR





KAKÁ





RAÍ





ADEMIR DA GUIA











DIRCEU LOPES
















MENÇÕES HONROSAS



 JORGE MENDONÇA







 ALEX











 LEONARDO






 MARCELINHO CARIOCA




 JUNINHO PAULISTA





 ROMEU PELLICCIARI









PITA








sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Futebol arte - documentário(2018)

Um dos mais primorosos trabalhos sobre uma seleção histórica, está disponível na plataforma. Trata-se do documentário “Futebol Arte”, Dirigido por Richard Horne, do estúdio “Here We Go Films”.

Contexto histórico:

Em 1982, a Espanha estava dominada pelos brasileiros. Mas havia um bom motivo: A Copa do Mundo.
O Brasil que na ocasião contava com craques como Zico, Sócrates Falcão, Júnior, etc. Além do técnico Telê Santana. O Futebol Arte rendia muitas vitórias para o Brasil e animava os torcedores. Mas o resultado final, não foi o que os torcedores, e muito menos os jogadores esperavam.
Então deixando no ar a questão: O que é mais importante? Jogar bonito ou vencer? Muitos craques respondem.

Futebol Arte/Seleção de 1982:

Com uma série de entrevistas com personagens daquele time, como Zico, Sócrates, Waldir Peres, Eder, Júnir, etc. Assim, a obra mostra toda a trajetória da seleção brasileira na copa do Mundo de 1982. Apresentando o Futebol Arte que todos esperavam, até mesmo a eliminação decepcionante contra a equipe da Itália.
Um documentário para quem não pôde ver a copa saber mais sobre a tão falada seleção. Mas, também uma obra para quem teve a oportunidade de ver a seleção jogar, saber dos pontos de vista dos personagens daquele time.

Como assistir:

Então, como já dito, o documentário está disponível no Serviço de Streaming Amazon Prime vídeo.



Minha opinião:

Obrigatório para todos os apreciadores do futebol arte, para os que viram, ouviram ou sonharam com essa seleção.
Eu poderia ser poético e dizer que o futebol morreu em uma arte de julho no estádio Sarrià, naquela trágica derrota.
Não foi apenas uma simples derrota da seleção brasileira.
Aquela tarde mudaria para sempre o futebol brasileiro e mundial.
O resultado ecoa até hoje principalmente no nosso futebol, com técnicos retranqueiros  e que buscam apenas o resultado.
A seleção de 1994 campeã do mundo com seu péssimo técnico Parreira é um exemplo disso.
Romário disse recentemente que ganhou a copa sozinho.
Quem não viu não entenderá a declaração.
Sim, o futebol é um esporte coletivo.
O Brasil seria campeão sem Romário? Não!
Não teria nem se classificado.
Romário praticamente não participou das eliminatórias, ficou quase dois anos sem jogar pela seleção.
Parreira e seu assistente Zagallo, tiveram suas diferenças com o polêmico e difícil e genial Romário e o deixaram de fora.
A seleção chegou a última partida das eliminatórias correndo o risco de não ir pela primeira vez na história para copa do mundo.
Romário foi convocado e destruiu naquele jogo, uma das suas melhores partidas com a camisa amarelinha, fez os dois gols.
Na copa todo mundo sabe o que ele fez.
Voltando a seleção de 82, foi uma das maiores injustiças não terem sido campeões mundiais.
Eram de longe a melhor seleção.
Os únicos que poderiam serem contestados eram o goleiro Waldir Perez e o centroavante Serginho Chulapa.
Os outros?
Leandro, Oscar, Luisinho, Júnior, Cerezo,Falcão, Sócrates, Zico e Éder.
Dois dos melhores laterais da história do futebol mundial.
Dois zagueiros que eram ótimos.
Os quatro do meio campo, dispensam apresentações.
Falcão o melhor volante da história da seleção brasileira.
Zico, o melhor jogador pós Pelé, um gênio.
Sócrates, o doutor da bola, que nunca foi atleta, apenas um gênio da bola.
É fácil achar no youtube os jogos completos daquela seleção na copa, assista.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

50 anos do milésimo gol do rei Pelé.





Há exatos 50 anos atrás o primeiro e único rei do futebol, et, the goat, the best, marcou o seu milésimo gol.
Aceitem os europeus ou não e alguns jovens jornalistas esportivos brasileiros, naquela data foi marcado o milésimo gol.
É compreensível que os europeus não queiram aceitar e usem a desculpa de só aceitarem gols oficiais.
Agora, jornalistas brasileiros é uma vergonha e uma clara prova de complexo de vira-lata, célebre frase do genial dramaturgo e jornalista Nélson Rodrigues.
Diferente desses comunistas de hoje em dia e tarados pelos dois anões argentinos, esse sim foi jornalista com J , no tempo que não era necessário um pedaço de papel e cinco anos de encheção de linguiça para provar o seu valor e talento natural.
Voltando ao rei do futebol, aos que dizem "também ele conta até gol no exército", para esses digo e afirmo que foram apenas 15 gols no exército.
Mais algum argumento?
"Ah a maioria foram marcados no paulistinha".
Na década de 50,60 e 70 o campeonato paulista eram fortíssimo, muito melhor e mais difícil que o fraquíssimo campeonato espanhol, húngaro, português e qualquer liga européia.
Os times do interior tinham jogadores convocados para a seleção brasileira e as tanto o campeonato paulista como o carioca eram verdadeiros campeonatos brasileiros, assim como o extinto Rio-SP.
O campeonato brasileiro tinha outro nome e foi realizado pela primeira vez em 1959.
Eram poucos jogos, longe das 38 rodadas atuais o que explica o baixo número de gols do rei no campeonato nacional.
Nas duas libertadores que o santos quis e participou foi bicampeão e bicampeão do mundo, atropelando Benfica e Milan as duas melhores seleções do continente europeu.
Quase metade dos gols foram marcados em amistosos contra times europeus, os clubes brasileiros faziam essas excursões que duravam de dois a três meses.
E são justamente esses gols que não são aceitos hoje em dia.
Existe também um fator comercial, jornalístico e monetário, interessa e sempre interessará vender que o futebol executado no momento é o melhor e que os melhores jogadores são os atuais.
Se as pessoas não pensarem assim, não irão tanto aos estádios, assinaram pacotes na tv a cabo, compraram camisetas, etc.
Até a audiência desse número enorme de programas esportivos, principalmente as mesas redondas.
Como algum ser humano faria mais de 1000 gols? Impossível.
A única maneira era desacreditar esse número, para algum dia jogadores como cr7 e a pulga baterem a casa dos 800.
Os 1283 nem pensar, então cometeram o crime de tirar quase metade dos gols do rei.
No meu canal tem diversos vídeos com todos os gols que encontrei, divididos por ano.
Um trabalho de pesquisa que me rendeu noites adentro, editando, pesquisando.
É uma pena que sejam um pouco mais de 400 gols com imagem, muita coisa perdido no incêndio da tv record e outros nas mãos de pessoas que morreram e provavelmente os herdeiros jogaram no lixo.
No domingo a rede globo, exibiu uma matéria na qual a filha de um fotógrafo morto em 2001, achou um negativo com as fotos dos oito gols marcados na mesma partida pelo Pelé.
O seu recorde de gols não tinha imagem e nem fotos de todos, agora tem.
Imagine quanta coisa foi perdida.
Adorei a última entrevista do técnico tite na qual perguntam da comparação entre Pelé e messi.
"Deixa eu usar o adjetivo certo que eu quero externar… Não consegui encontrar. O Pelé é incomparável. Qualquer pessoa que queira comparar o Pelé com qualquer atleta, eu escuto mas não ouço. É um cara que não viveu a história, não procurou acompanhar a história de como o cara é genial”.
 “Messi é extraordinário, mas entre os humanos. Pelé está fora dos padrões normais, não falo porque sou brasileiro. Quem vê a história, magnitude, valências técnicas individuais, cabeceio, ambidestro para bater, na impulsão, na força”, completou Tite.
 Ao analisar as características marcantes do futebol de Pelé, Tite diz ter dificuldades em encontrar pontos fracos. O treinador também reforça que ninguém está no patamar do tri-campeão do mundo pela Seleção Brasileira.
 Vida longa ao primeiro e único rei do futebol.
No vídeo abaixo os gols desse ano de 1969.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dener


Dener Augusto de Sousa (São Paulo, 2 de abril de 1971Rio de Janeiro, 19 de abril de 1994) foi um futebolista brasileiro.
Meia extremamente rápido e habilidoso, era considerado um dos mais promissores jogadores de sua geração, mas morreu precocemente, dezessete dias após completar 23 anos, num acidente de carro. É considerado também o último grande craque da história da Portuguesa, onde era conhecido como o "Reizinho" do Canindé".

Estatísticas:

Portuguesa de desportos - 141 jogos e 25 gols marcados
Grêmio -  23 jogos e 4 gols marcados
Vasco da Gama - 17 jogos e 5 gols marcados
Seleção Brasileira -2 jogos e nenhum gol marcados
Total - 181 jogos e 34 gols marcados.


Para quem não o viu jogar, ele era do mesmo nível que o Edílson(capetinha), campeão do mundo em 2002 pela seleção brasileira.
Outras comparações não fazem sentido, como por exemplo comparar com o Neymar.
Como morreu jovem, tentam adivinhar qual seria a evolução do craque.
Sim, era um bom jogador, só que nem craque foi, morreu antes.
Não jogava bem todas as partidas, fazia poucos gols e tinha um temperamento difícil.
Dizem que estava negociando uma transferência para o futebol alemão.
Aposto que não daria certo, voltaria rapidamente para o Brasil.
Como aconteceu por exemplo com Edmundo, Sócrates e tantos outros com temperamento complicado e com dificuldade de obedecer a hierarquias.
O que não pode é dizer que ele foi melhor que o Neymar, não foi, nem perto disso.
Repito, ele era do nível do Edílson.
Não seria convocado para copa de 1994, em 1998 dependeria da evolução do seu futebol e da sua gestão de carreira.
Dificilmente seria titular em 1998, Rivaldo que jogava nessa função foi muito mais jogador do que ele.
Talvez jogasse no lugar do Leonardo ou nem seria convocado, isso nunca saberemos.
Craques como Alex e Djalminha por exemplo, nunca disputaram uma copa do mundo.
Claro que foi uma perda para o futebol brasileiro e principalmente para a sua família.
Fiz uma edição dos seus melhores momentos e gols mais bonitos da carreira.

Títulos

Portuguesa
Grêmio
Vasco da Gama

Conquistas individuais



sexta-feira, 5 de julho de 2019

Pelé x Messi – (Em torneios oficiais pelas seleções)





Pelé x Messi – (Em torneios oficiais pelas seleções)

Copas do Mundo

Messi – Copas do mundo disputadas -  2006/2010/2014 E 2018

2006 – 3 Jogos e 1 Gol  - Média de  0,33
2010 – 5 jogos e  0 Gol – Média de 0
2014 – 7 jogos e  4 Gols – Média de 0,57
2018 – 4 jogos e  1 Gol -  Média de  0,25

TOTAL DE  19 JOGOS E 6 GOLS. MÉDIA DE 0,31 gols por partida
Nenhum gol marcado em fases decisivas(mata-mata)

PELÉ – Copas de 1958/1962/1966/1970

1958 – 4 Jogos e 6 Gols. Média de 1,50 gol por partida
1962 –2 Jogos.(1 jogo completo, contusão no segundo jogo).  1 gol- Média de 0,50
1966- 2 Jogos e 1 Gol. Novamente apenas 1 jogo completo. Média de 0,50
1970 – 6 Jogos e  4 Gols -  Média de 0,66.

Total de 14 jogos e 12 Gols marcados. MÉDIA DE 0,86 DE GOLS POR PARTIDA.
7 Gols em mata-mata.
6 Gols em 1958. Nas Quartas 1 GOL,Semifinal 3 Gols E 2 Gols na final.
1 Gol em 1970 na final da Copa.
TRICAMPEÃO MUNDIAL

Messi - COPA AMÉRICA – 5 Disputadas
2007- 6 jogos e 2 Gols marcados -  Média – 0,33
2011 – 4 jogos e 0 Gols marcado – Média- 0
2015 -6 jogos e 1 Gol marcado de Pênalti na fase de grupos – Média – 0,16
2016 – 6 jogos e  5 Gols( 3 Gols no Panamá na fase de grupos) – Média – 0,83
2019 – 5 jogos e 1 gol (gol de pênalti) – Média de 0,20
Total -27 jogos e 9 gols marcados – média de 0,33
Disputou 4 Copas do Mundo + 5 Copas Américas – média – 0(Nenhum título conquistado)

Pelé – Copa América -1 disputada em 1959(sede foi a Argentina)
A seleção brasileira não perdeu nenhum jogo. Eram sete seleções em 1 turno único, vencia que fizesse mais pontos.

Vice campeão
Artilheiro da Copa América

Eleito o melhor jogador da Copa

6 jogos e 8 gols marcados -  Média de 0,75
Obs: Com certeza a Argentina por ser a sede da copa, ainda mais naquela época teve "ajuda" da arbitragem para vencer o torneio.



Número de jogos e gols pelas seleções em jogos oficiais:
Pelé – 92 jogos e 77 gols – Média de 0,83
Messi – 135 jogos e 68 gols marcados – Média de 0,50

Conclusão:
Pelé é infinitamente superior em Copas do Mundo em número de conquistas são 3x0.
Em número de gols, mesmo tendo feito menos partidas e muito superior na média de gol/jogo.
Pelé  fez o dobro de gols 12x6 e a média é de 0,86 x 0,31
Pelé disputou apenas uma Copa América e em apenas uma fez praticamente o mesmo número de gols que Messi conseguiu em 5 torneios.
A média aqui é levada em conta, são 27 jogos que Messi teve para marcar 9 gols.
Pelé em 6 jogos marcou 8 gols.
Pelé com média de 0,75 x 0,33


Para finalizar Pelé é bem superior também na média de gols no total em jogos oficiais pela seleção 0,83x0,50.
Possivelmente o argentino passará os 77 gols do rei, só que faz tempo que já ultrapassou em número de jogos.


Provando mais uma vez que não existe comparação.
O argentino com essa média é fácil saber quem nem o melhor da história da Argentina ele é de fato.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Messi não é um ET!








A questão é provar que Messi é um jogador de clube.
Um gênio por um clube, que jogou com a melhor geração espanhola da história, com outros jogadores titulares de suas respectivas seleções.
Nunca saiu da zona de conforto e seus feitos são somente numa liga na qual só 2 clubes são campeões.
De vez em quando surge um ou outro, só que a diferença dos elencos de Real Madrid e Barcelona para os demais é gigantesca.
Bom, a questão não clube e sim seleção.
Roubaram a expressão ET que o ex-jogador Pepe usa para se referir a Pelé.
O que seria um ET? O que se espera de um ET?
O impossível, algo que nenhum outro ser humano é capaz de fazer. No caso um jogador de futebol.
Um jogador que é um fracasso na seleção do seu país, não é e nunca será um ET!
Ele teve 4 chances em copas do mundo, em perfeitas condições físicas, algo raríssimo para qualquer jogador na história.
Como demonstram os números e os jogos estão disponíveis na integra no youtube para quem quiser conferir.
Nunca fez numa partida de copa do mundo, algo parecido com o que executa no seu clube/seleção da Espanha no desigual campeonato espanhol.
As médias de gols beiram ao ridículo.
E pasmem, a média de 19 jogos disputados e apenas 6 gols marcados – 0,31 de média
E nunca, nunca fez um único gol nas fases de decisivas de uma copa ou mata-mata.


MESSI – Copas do mundo disputadas -  2006/2010/2014 E 2018
2006 – 3 Jogos e 1 Gol  - Média de  0,33
2010 – 5 jogos e  0 Gol – Média de 0
2014 – 7 jogos e  4 Gols – Média de 0,57
2018 – 4 jogos e  1 Gol -  Média de  0,25

TOTAL DE  19 JOGOS E 6 GOLS. MÉDIA DE 0,31
NENHUM GOL EM MATA-MATA.
Argumento que ele é de fato o maior artilheiro da seleção Argentina.
Esquece-se de dizer que ele é o terceiro jogador que mais jogou na seleção.
Já são 134 jogos!

68 Gols em 134 jogos – Média de  0,50 –  O que o coloca na 9º lugar
EM MÉDIA DE JOGOS/PARTIDAS ESTÃO NA FRENTE DELE: ENTRE O TOP 16
1-HERMINIO MASANTONIO -1,11
2-RENÉ PONTONI – 1,00
3-BATISTUTA – 0,72
4-JOSÉ SANFILIPPO – 0,72
5-JOSÉ CARRASCOSA -0,63
6-NORBERTO MÉNDEZ – 0,63
7-CRESPO – 0,55
8-LUIS ARTIME -0,53

Na Copa América contra seleções fracas, infinitamente inferiores as da sua seleção, seus números também são horríveis.
Somente em 2016 fez um número razoável de gols, só que fez 3 contra o Panamá! E outro contra a Venezuela.

Argumento mais usado – Ele “levou” o time a duas finais. Quando perde foi os outros dez jogadores, o técnico, a AFA. Quando foi a final, o “ET” falhou miseravelmente contra a seleção do Chile que antes de 2015 não tinha um único título de Copa América.
Uma seleção conhecida como a “saco de pancadas” da seleção brasileira.
E novamente ele não fez nenhum gol em nenhuma das finais disputadas.



COPA AMÉRICA – 5 Disputadas
2007- 6 jogos e 2 Gols marcados -  Média – 0,33
2011 – 4 jogos e 0 Gols marcado – Média- 0
2015 -6 jogos e 1 Gol marcado de Pênalti na fase de grupos – Média – 0,16
2016 – 6 jogos e  5 Gols( 3 Gols no Panamá na fase de grupos) – Média – 0,83
2019 – 5 jogos e 1 gol (gol de pênalti) – Média de 0,20


Total -27 jogos e 9 gols marcados – média de 0,33


Disputou 4 Copas do Mundo + 5 Copas Américas – média – 0(Nenhum título conquistado)

MESSI X BRASIL
10 jogos – 3 vitórias – 1 empate  E 6 derrotas – 0 gol marcado em jogos oficiais
Marcou somente 4 gols em amistosos.
Média de gols -0,40

Bom, fora isso um dos argumentos usado inclusive por jornalistas brasileiros que são fãs e torcedores da Argentina é a de que ele não teve jogadores a sua altura na seleção.
Mentira descarada, só pesquisarem alguns dos jogadores dessas copas. Parece que ele joga em Portugal, por vezes são tão exagerados que parece que ele joga na Zâmbia.
Maradona como uma seleção inferior foi campeão em 1986 e levou em 90 a mesma a final, mesmo não estando em perfeitas condições físicas.
Em um tempo sem tantas câmeras e proteção ao atleta, com gramados bem piores.
Muitos esquecem que o jogador é um ser humano, todos exceto um.
A parte mental é fundamental o que envolve autoconfiança, atitude e são inúmeros os casos de craques e gênios da bola em seus clubes que na seleção não são os mesmos.
Ronaldinho Gaúcho é um caso recente e que inclusive jogou com o argentino no começo de sua carreira.
Na época os jornalistas brasileiros aguardavam ansiosos uma partida igual que o brasileiro realizava no mesmo Barcelona na seleção canarinho.
Colocavam a culpa nos técnicos, nos esquemas táticos, diziam que tinham que fazer um esquema para ele jogar. Enfim, o colocaram em mais de uma posição diferente, no caso dele não era possível culpar os companheiros.
Culpariam Ronaldo ou Rivaldo?
Zagallo em uma entrevista, depois que Ronaldinho já nem jogava mais na seleção disse que ele jogou apenas 1 único jogo bem na seleção brasileira.
Foi o jogo contra a Inglaterra na copa de 2002.
Ele disse bem e não que fez “chover” que foi mágico como em dezenas de partidas no Barcelona.
Ele jogou 100 jogos pela seleção brasileira e fez 1 jogo ótimo.
Um caso clássico de jogador de clube.
Não por acaso, disputou apenas duas copas, 2002 e 2006 e venceu uma.
Tinha idade para ter ido em 2010 e 2014 e não foi.
Simplesmente desistiu de ser o número 1 e se entregou aos prazeres da vida.
Com um jogo que a cada década acelera, virou  algo para atletas e ele não queria mais se dedicar para isso.
Agora, um exemplo de um gênio que jogava bem na seleção e nos clubes, Cruyff.
Jogou apenas uma copa, a de 1974 e arrebentou e chegou a final.
Infelizmente perdeu. Só que teve apenas uma única chance.
Um que teve apenas uma copa como titular, uma chance e destruiu, Romário.
Levou literalmente o Brasil nas costas.
É como Maradona um que a seleção não venceria a copa sem ele.
Só foi chamado para o último jogo da eliminatória para copa e o Brasil precisava vencer, fez os 2 gols.
Na copa do mundo de 1994, prometeu a taça e trouxe.
Em 1990, estava machucado e ficou no banco.
Não foi em 1998 e 2002 por escolhas dos técnicos que tinham Ronaldo e preferiram deixá-lo de fora pelo sem temperamento e difícil trato social.
Romário, tinha algo que Messi não tem e nunca terá.
Isso separa os homens das crianças.
Messi é aquela criança que brinca apenas com os seus amigos, no seu bairro, fora de lá não se enturma, não se sente bem.
A imprensa esconde ou comenta pouco que jogadores como Tevez e Icardi não jogaram mais na seleção pelo simples motivo que Messi não gosta deles ou não se sente bem.
No Barcelona ocorre a mesma coisa, parecido com o que décadas atrás Di Stefano fazia no Real Madrid.
Imagine se fosse o Neymar?
Maradona que foi seu técnico disse que ele não tem personalidade para liderar a sua seleção.
Ele foi bondoso, ele não consegue é jogar o que joga no clube.
Como os jornalistas adoram um “si”, ele fosse para essas copas, com certeza seria o maior artilheiro de todas as copas.
Como “si” Pelé não tivesse se machucado em 1962 e caçado em 1966 sem o juiz ter expulsado meio time de Portugal, o rei seria o maior artilheiro das copas e seria tetracampeão.
“Si” também o técnico não levasse uma seleção envelhecida em 1966, com certeza com os outros 10 certos, o caneco tinha vindo em 66.
Usam esse “si” o Híguain... “si” aquela bola que passou perto da trave na final em 2014.
Então, “Si” na copa de 50, não fosse aquela bagunça na concentração, aquela máquina canarinho que sobrou nos outros jogos entrariam para história como os nossos primeiros campeões mundiais.
“Si” o jogo Argentina x Peru na copa de 1978 não fosse armado, o Brasil iria para a final contra Holanda.
“Si” aquela cabeça do Oscar em 1982 entra, seria o gol de empate e rumaríamos rumo ao tetra com aquela seleção linda, genial, comandada pelo inesquecível Telê Santana.
E Zico seria o melhor que Maradona. Como?
“Si” não quebrassem a perna do galinho em 1985, ele chegaria em condições físicas e seria bicampeão mundial em 1986.
Não existe “si”, messi jogou 4 copas do mundo,5 copas américas e perdeu todas.
Com médias ridículas de gols e atuações entre sofríveis e regulares.
Isso é normal, isso não apaga o gênio que ele é no Barcelona, com seus gols e títulos.
Só que NUNCA, pode ser chamado de jogador completo e muito menos de fora de série ou ET.
Não está na mesma prateleira que os gênios em seus respectivos clubes e seleções como:
Garrincha, Romário, Ronaldo, Nilton Santos, Carlos Alberto Torres, Ronaldo, Rivaldo,Bebeto,Didi,Rivellino, Gérson, Tostão, Zidane, Maradona,Puskas,Beckenbauer e tantos outros.
Messi, é um gênio e juntamente com Cruyff é o maior jogador da história do Barcelona e isso já é muito.
De resto, não caiam na da imprensa que precisa de audiência, que lucra em fazer o telespectador acreditar que está vendo o “melhor” da história.
Tem jornalista que inventa essa de “maior” e “melhor”.
Não existe isso.
O futebol virou um negócio que movimenta bilhões por ano e eles precisam vender o seu produto, a cada década escolhem um para ser o maior ou melhor da história.
O tempo é senhor da razão e mesmo que hoje qualquer pessoa saudável e com condições de se tornar um atleta pode torna-se um jogador profissional.
Existem sempre 22 atletas em campo, alguns jogadores e poucos craques.
Por essa razão, jogadores que décadas atrás, não seriam nem reservas dos craques do passado.
Que não eram atletas e sim jogadores de futebol.
Para finalizar, compartilho do pensamento do jornalista Vitor Birner, ele nem foi tão longe como os anos 60, foi até os anos 80.
Messi, não seria nem perto do que é na década de 80.
Não existia o tratamento que ele fez para crescer, ele teria no máximo uns 1,58 ou 1,60.
Seria bem magro e possivelmente nenhum clube daria emprego para ele.
Quem não conhece a história dele não sabe que nem o River Plate quis bancar o seu tratamento para crescer. Imaginem quando isso nem existia?
Eu já recuo até os anos 50, quando surgiu o único ET da história do futebol mundial.
Gramados que não tinham grama, chuteira pesadas e que eram por vezes itens compartilhados, eles não tinham a própria chuteira.
Não tinha cartão amarelo e nem substituição.
Quase nenhum jogo era filmado, muito menos televisionado ao vivo.
A pancada corria solta, com pedras, agulhas e outras coisas.
Não é a toa que o Santos FC abriu mal de disputar algumas libertadores e preferiu excursionar pela Europa.
Aquelas partidas que a Europa não reconhece os gols do ET.
Eu afirmo, o argentino não seria nem jogador profissional.
Qual técnico arriscaria colocar um homem de 1,58, magro, tímido, que seria intimidado com facilidade por qualquer zagueiro?
Que correria o risco de ficar com um homem a menos, pois seria facilmente tirado de jogo com as pancadas que os jogadores da época recebiam.
A carreira do Garrincha por exemplo foi curta por isso, não aguentou as pancadas.

 Uma imagem diz mais do que mil palavras escritas ou ditas.



Não vim escrever sobre ele, só que como cometem a heresia da comparação.
ET foi campeão aos 17 anos, saindo do banco de reservas e arrebentando, fazendo inclusive 3 gols na semifinal e 2 gols na final.
ET chegou a incrível marca de 500 gols na carreira aos 21 anos de idade.
ET o único jogador tricampeão mundial de futebol.
ET tem 7 bolas de ouro(para quem liga para isso)
ET criou a mística da camisa 10
ET fez mais de 1000 gols
ET fez um juiz ser expulso pela multidão, depois do mesmo tê-lo expulsado
ET parou uma guerra.
ET fez o gol 1000 aos 29 anos de idade.
ET eleito o atleta do século
ET não é preciso citar o nome dele.