Pelé x Messi – (Em torneios oficiais pelas seleções)
Copas do Mundo
Messi – Copas do mundo disputadas -2006/2010/2014 E 2018
2006 – 3 Jogos e 1 Gol- Média de0,33
2010 – 5 jogos e0
Gol – Média de 0
2014 – 7 jogos e 4
Gols – Média de 0,57
2018 – 4 jogos e 1 Gol
-Média de 0,25
TOTAL DE19 JOGOS E 6
GOLS. MÉDIA DE 0,31 gols por partida
Nenhum gol marcado em fases
decisivas(mata-mata)
PELÉ – Copas de 1958/1962/1966/1970
1958 – 4 Jogos e 6 Gols. Média de 1,50 gol por partida
1962 –2 Jogos.(1 jogo completo, contusão no segundo
jogo).1 gol- Média de 0,50
1966- 2 Jogos e 1 Gol. Novamente apenas 1 jogo completo. Média
de 0,50
1970 – 6 Jogos e 4 Gols
- Média de 0,66.
Total de 14 jogos e 12 Gols marcados. MÉDIA DE 0,86 DE GOLS POR PARTIDA.
7 Gols em mata-mata.
6 Gols em 1958. Nas Quartas 1 GOL,Semifinal 3 Gols E 2 Gols na
final.
1 Gol em 1970 na final da Copa.
TRICAMPEÃO MUNDIAL
Messi - COPA AMÉRICA – 5 Disputadas
2007- 6 jogos e 2 Gols marcados -Média – 0,33
2011 – 4 jogos e 0 Gols marcado – Média- 0
2015 -6 jogos e 1 Gol marcado de Pênalti na fase de grupos –
Média – 0,16
2016 – 6 jogos e 5 Gols(
3 Gols no Panamá na fase de grupos) – Média – 0,83
2019 – 5 jogos e 1 gol (gol de pênalti) – Média de 0,20
Total -27 jogos e 9 gols marcados – média de 0,33
Disputou 4 Copas do Mundo + 5 Copas
Américas – média – 0(Nenhum título conquistado)
Pelé – Copa América -1 disputada em 1959(sede foi a Argentina)
A seleção brasileira não perdeu nenhum jogo. Eram sete seleções em 1 turno único, vencia que fizesse mais pontos.
Vice campeão
Artilheiro da Copa América
Eleito o melhor jogador da Copa
6 jogos e 8 gols marcados -Média de 0,75
Obs: Com certeza a Argentina por ser a sede da copa, ainda mais naquela época teve "ajuda" da arbitragem para vencer o torneio.
Número de jogos e gols pelas seleções em jogos oficiais:
Pelé – 92 jogos e 77 gols – Média de 0,83
Messi – 135 jogos e 68 gols marcados – Média de 0,50
Conclusão:
Pelé é infinitamente superior em Copas do Mundo em número de
conquistas são 3x0.
Em número de gols, mesmo tendo feito menos partidas e muito
superior na média de gol/jogo.
Peléfez o dobro de
gols 12x6 e a média é de 0,86 x 0,31
Pelé disputou apenas uma Copa América e em apenas uma fez praticamente
o mesmo número de gols que Messi conseguiu em 5 torneios.
A média aqui é levada em conta, são 27 jogos que Messi teve
para marcar 9 gols.
Pelé em 6 jogos marcou 8 gols.
Pelé com média de 0,75 x 0,33
Para finalizar Pelé é bem superior também na média de gols no total em jogos oficiais pela seleção 0,83x0,50.
Possivelmente o argentino passará os 77 gols do rei, só que faz tempo que já ultrapassou em número de jogos.
Provando mais uma vez que não existe comparação.
O argentino com essa média é fácil saber quem nem o melhor da história da Argentina ele é de fato.
A questão é provar que Messi é um jogador de clube.
Um gênio por um clube, que jogou com a melhor geração
espanhola da história, com outros jogadores titulares de suas respectivas
seleções.
Nunca saiu da zona de conforto e seus feitos são somente
numa liga na qual só 2 clubes são campeões.
De vez em quando surge um ou outro, só que a diferença
dos elencos de Real Madrid e Barcelona para os demais é gigantesca.
Bom, a questão não clube e sim seleção.
Roubaram a expressão ET que o ex-jogador Pepe usa para se
referir a Pelé.
O que seria um ET? O que se espera de um ET?
O impossível, algo que nenhum outro ser humano é capaz de
fazer. No caso um jogador de futebol.
Um jogador que é um fracasso na seleção do seu país, não
é e nunca será um ET!
Ele teve 4 chances em copas do mundo, em perfeitas condições
físicas, algo raríssimo para qualquer jogador na história.
Como demonstram os números e os jogos estão disponíveis
na integra no youtube para quem quiser conferir.
Nunca fez numa partida de copa do mundo, algo parecido
com o que executa no seu clube/seleção da Espanha no desigual campeonato
espanhol.
As médias de gols beiram ao ridículo.
E pasmem, a média de 19 jogos disputados e apenas 6 gols
marcados – 0,31 de média
E nunca, nunca fez um único gol nas fases de decisivas de
uma copa ou mata-mata.
MESSI – Copas do mundo disputadas - 2006/2010/2014 E 2018
2006 – 3 Jogos e 1 Gol- Média de 0,33
2010 – 5 jogos e 0 Gol
– Média de 0
2014 – 7 jogos e 4
Gols – Média de 0,57
2018 – 4 jogos e 1 Gol
-Média de 0,25
TOTAL DE19 JOGOS E 6
GOLS. MÉDIA DE 0,31
NENHUM GOL EM MATA-MATA.
Argumento que ele é de fato o maior artilheiro da seleção
Argentina.
Esquece-se de dizer que ele é o terceiro jogador que mais
jogou na seleção.
Já são 134 jogos!
68 Gols em 134 jogos – Média de 0,50 – O que o coloca na 9º lugar
EM MÉDIA DE JOGOS/PARTIDAS ESTÃO NA FRENTE DELE: ENTRE O TOP
16
1-HERMINIO MASANTONIO -1,11
2-RENÉ PONTONI – 1,00
3-BATISTUTA – 0,72
4-JOSÉ SANFILIPPO – 0,72
5-JOSÉ CARRASCOSA -0,63
6-NORBERTO MÉNDEZ – 0,63
7-CRESPO – 0,55
8-LUIS ARTIME -0,53
Na Copa América contra seleções fracas, infinitamente
inferiores as da sua seleção, seus números também são horríveis.
Somente em 2016 fez um número razoável de gols, só que
fez 3 contra o Panamá! E outro contra a Venezuela.
Argumento mais usado – Ele “levou” o time a duas finais.
Quando perde foi os outros dez jogadores, o técnico, a AFA. Quando foi a final,
o “ET” falhou miseravelmente contra a seleção do Chile que antes de 2015 não
tinha um único título de Copa América.
Uma seleção conhecida como a “saco de pancadas” da
seleção brasileira.
E novamente ele não fez nenhum gol em nenhuma das finais
disputadas.
COPA AMÉRICA – 5 Disputadas
2007- 6 jogos e 2 Gols marcados -Média – 0,33
2011 – 4 jogos e 0 Gols marcado – Média- 0
2015 -6 jogos e 1 Gol marcado de Pênalti na fase de grupos –
Média – 0,16
2016 – 6 jogos e 5 Gols(
3 Gols no Panamá na fase de grupos) – Média – 0,83
2019 – 5 jogos e 1 gol (gol de pênalti) – Média de 0,20
Total -27 jogos e 9 gols marcados – média de 0,33
Disputou 4 Copas do Mundo + 5 Copas Américas
– média – 0(Nenhum título conquistado)
MESSI X BRASIL
10 jogos – 3 vitórias – 1 empateE 6 derrotas – 0 gol marcado em jogos
oficiais
Marcou somente 4 gols em amistosos.
Média de gols -0,40
Bom, fora isso um dos argumentos usado inclusive por
jornalistas brasileiros que são fãs e torcedores da Argentina é a de que ele
não teve jogadores a sua altura na seleção.
Mentira descarada, só pesquisarem alguns dos jogadores
dessas copas. Parece que ele joga em Portugal, por vezes são tão exagerados que
parece que ele joga na Zâmbia.
Maradona como uma seleção inferior foi campeão em 1986 e
levou em 90 a mesma a final, mesmo não estando em perfeitas condições físicas.
Em um tempo sem tantas câmeras e proteção ao atleta, com
gramados bem piores.
Muitos esquecem que o jogador é um ser humano, todos
exceto um.
A parte mental é fundamental o que envolve autoconfiança,
atitude e são inúmeros os casos de craques e gênios da bola em seus clubes que
na seleção não são os mesmos.
Ronaldinho Gaúcho é um caso recente e que inclusive jogou
com o argentino no começo de sua carreira.
Na época os jornalistas brasileiros aguardavam ansiosos
uma partida igual que o brasileiro realizava no mesmo Barcelona na seleção
canarinho.
Colocavam a culpa nos técnicos, nos esquemas táticos,
diziam que tinham que fazer um esquema para ele jogar. Enfim, o colocaram em
mais de uma posição diferente, no caso dele não era possível culpar os
companheiros.
Culpariam Ronaldo ou Rivaldo?
Zagallo em uma entrevista, depois que Ronaldinho já nem
jogava mais na seleção disse que ele jogou apenas 1 único jogo bem na seleção
brasileira.
Foi o jogo contra a Inglaterra na copa de 2002.
Ele disse bem e não que fez “chover” que foi mágico como
em dezenas de partidas no Barcelona.
Ele jogou 100 jogos pela seleção brasileira e fez 1 jogo
ótimo.
Um caso clássico de jogador de clube.
Não por acaso, disputou apenas duas copas, 2002 e 2006 e
venceu uma.
Tinha idade para ter ido em 2010 e 2014 e não foi.
Simplesmente desistiu de ser o número 1 e se entregou aos
prazeres da vida.
Com um jogo que a cada década acelera, virou algo para atletas e ele não queria mais se
dedicar para isso.
Agora, um exemplo de um gênio que jogava bem na seleção e
nos clubes, Cruyff.
Jogou apenas uma copa, a de 1974 e arrebentou e chegou a
final.
Infelizmente perdeu. Só que teve apenas uma única chance.
Um que teve apenas uma copa como titular, uma chance e
destruiu, Romário.
Levou literalmente o Brasil nas costas.
É como Maradona um que a seleção não venceria a copa sem
ele.
Só foi chamado para o último jogo da eliminatória para
copa e o Brasil precisava vencer, fez os 2 gols.
Na copa do mundo de 1994, prometeu a taça e trouxe.
Em 1990, estava machucado e ficou no banco.
Não foi em 1998 e 2002 por escolhas dos técnicos que
tinham Ronaldo e preferiram deixá-lo de fora pelo sem temperamento e difícil
trato social.
Romário, tinha algo que Messi não tem e nunca terá.
Isso separa os homens das crianças.
Messi é aquela criança que brinca apenas com os seus
amigos, no seu bairro, fora de lá não se enturma, não se sente bem.
A imprensa esconde ou comenta pouco que jogadores como Tevez
e Icardi não jogaram mais na seleção pelo simples motivo que Messi não gosta
deles ou não se sente bem.
No Barcelona ocorre a mesma coisa, parecido com o que
décadas atrás Di Stefano fazia no Real Madrid.
Imagine se fosse o Neymar?
Maradona que foi seu técnico disse que ele não tem
personalidade para liderar a sua seleção.
Ele foi bondoso, ele não consegue é jogar o que joga no
clube.
Como os jornalistas adoram um “si”, ele fosse para essas
copas, com certeza seria o maior artilheiro de todas as copas.
Como “si” Pelé não tivesse se machucado em 1962 e caçado
em 1966 sem o juiz ter expulsado meio time de Portugal, o rei seria o maior
artilheiro das copas e seria tetracampeão.
“Si” também o técnico não levasse uma seleção envelhecida
em 1966, com certeza com os outros 10 certos, o caneco tinha vindo em 66.
Usam esse “si” o Híguain... “si” aquela bola que passou
perto da trave na final em 2014.
Então, “Si” na copa de 50, não fosse aquela bagunça na
concentração, aquela máquina canarinho que sobrou nos outros jogos entrariam
para história como os nossos primeiros campeões mundiais.
“Si” o jogo Argentina x Peru na copa de 1978 não fosse armado,
o Brasil iria para a final contra Holanda.
“Si” aquela cabeça do Oscar em 1982 entra, seria o gol de
empate e rumaríamos rumo ao tetra com aquela seleção linda, genial, comandada
pelo inesquecível Telê Santana.
E Zico seria o melhor que Maradona. Como?
“Si” não quebrassem a perna do galinho em 1985, ele
chegaria em condições físicas e seria bicampeão mundial em 1986.
Não existe “si”, messi jogou 4 copas do mundo,5 copas
américas e perdeu todas.
Com médias ridículas de gols e atuações entre sofríveis e
regulares.
Isso é normal, isso não apaga o gênio que ele é no
Barcelona, com seus gols e títulos.
Só que NUNCA, pode ser chamado de jogador completo e
muito menos de fora de série ou ET.
Não está na mesma prateleira que os gênios em seus
respectivos clubes e seleções como:
Garrincha, Romário, Ronaldo, Nilton Santos, Carlos
Alberto Torres, Ronaldo, Rivaldo,Bebeto,Didi,Rivellino, Gérson, Tostão, Zidane,
Maradona,Puskas,Beckenbauer e tantos outros.
Messi, é um gênio e juntamente com Cruyff é o maior
jogador da história do Barcelona e isso já é muito.
De resto, não caiam na da imprensa que precisa de audiência,
que lucra em fazer o telespectador acreditar que está vendo o “melhor” da
história.
Tem jornalista que inventa essa de “maior” e “melhor”.
Não existe isso.
O futebol virou um negócio que movimenta bilhões por ano
e eles precisam vender o seu produto, a cada década escolhem um para ser o
maior ou melhor da história.
O tempo é senhor da razão e mesmo que hoje qualquer
pessoa saudável e com condições de se tornar um atleta pode torna-se um jogador
profissional.
Existem sempre 22 atletas em campo, alguns jogadores e
poucos craques.
Por essa razão, jogadores que décadas atrás, não seriam
nem reservas dos craques do passado.
Que não eram atletas e sim jogadores de futebol.
Para finalizar, compartilho do pensamento do jornalista
Vitor Birner, ele nem foi tão longe como os anos 60, foi até os anos 80.
Messi, não seria nem perto do que é na década de 80.
Não existia o tratamento que ele fez para crescer, ele
teria no máximo uns 1,58 ou 1,60.
Seria bem magro e possivelmente nenhum clube daria
emprego para ele.
Quem não conhece a história dele não sabe que nem o River
Plate quis bancar o seu tratamento para crescer. Imaginem quando isso nem
existia?
Eu já recuo até os anos 50, quando surgiu o único ET da
história do futebol mundial.
Gramados que não tinham grama, chuteira pesadas e que
eram por vezes itens compartilhados, eles não tinham a própria chuteira.
Não tinha cartão amarelo e nem substituição.
Quase nenhum jogo era filmado, muito menos televisionado
ao vivo.
A pancada corria solta, com pedras, agulhas e outras
coisas.
Não é a toa que o Santos FC abriu mal de disputar algumas
libertadores e preferiu excursionar pela Europa.
Aquelas partidas que a Europa não reconhece os gols do
ET.
Eu afirmo, o argentino não seria nem jogador
profissional.
Qual técnico arriscaria colocar um homem de 1,58, magro,
tímido, que seria intimidado com facilidade por qualquer zagueiro?
Que correria o risco de ficar com um homem a menos, pois
seria facilmente tirado de jogo com as pancadas que os jogadores da época
recebiam.
A carreira do Garrincha por exemplo foi curta por isso,
não aguentou as pancadas.
Uma imagem diz mais do que mil palavras escritas ou ditas.
Não vim escrever sobre ele, só que como cometem a heresia
da comparação.
ET foi campeão aos 17 anos, saindo do banco de reservas e
arrebentando, fazendo inclusive 3 gols na semifinal e 2 gols na final.
ET chegou a incrível marca de 500 gols na carreira aos 21
anos de idade.
ET o único jogador tricampeão mundial de futebol.
ET tem 7 bolas de ouro(para quem liga para isso)
ET criou a mística da camisa 10
ET fez mais de 1000 gols
ET fez um juiz ser expulso pela multidão, depois do mesmo
tê-lo expulsado