Dia 25/11/2020
Hoje morreu Maradona.
Eu nunca torci por ele, não torço para os clubes nos quais ele jogou.
Nunca torci um único jogo pela seleção da Argentia.
Ele me fez chorar na copa de 1990.
Dito isso, admiro e reconheço o o jogador genial, mágico, decisivo, vencedor.
Ele não tem muitos gols na carreira, tem por exemplo 3x menos gols que o Zico.
Não é o maior artilheiro da sua seleção nem por gols marcados e nem por média de gols, longe disso.
Só que na minha opinião é o melhor e maior jogador da história da Argentina e isso não é pouca coisa.
Sim, acho ele melhor e maior que o Messi.
Maior acho que ninguém discute, uma copa de 1986 que ele jogou o fino da bola e seguramente uma das maiores atuações em uma copa.
Somente Garrincha em 1962 e Pelé em 1958 e 1970 e Romário em 1994, podem competir com ele.
A diferença entre ele e Messi são algumas, por exemplo na seleção Argentina.
Na minha opinião Messi é jogador de clube, o maior jogador da história do Barcelona junto com Cruyff.
Maradona tinha coração, nos olhos a fome, um animal que só aceitava um resultado a vitória da sua seleção.
Poderia ser bicampeão mundial, se tivesse ido em 1978 com 18 anos.
E em 1990, levou a sua seleção até a final da copa e não estava 100% fisicamente.
Portanto não seria um absurdo se fosse tricampeão mundial.
Melhor que Messi, com certeza.
Melhor que Pelé? jamais.
E isso não é demérito nenhum.
Em qual posição o colocaria em um ranking de todos os tempos?
Difícil missão, certamente entre os quatro melhores da história.
Pelé, Garrincha, Maradona e Cruyff.
Nunca admirei suas posições políticas e vida errante no caminho das drogas, declarações racistas e homofóbicas.
Só que faço parte daqueles que separam o jogador ou artista do ser humano.
Que descanse em paz.
Será eternamente lembrado, para sempre um dos maiores da história.

